O que quem vai casar no Caribe precisa saber antes de embarcar?
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reforçou as orientações sobre o transporte de líquidos na bagagem de mão em voos internacionais. As regras existem desde 2019, pela Resolução nº 515, mas agora a fiscalização está mais rigorosa, especialmente com a exigência de que todos os produtos sejam acondicionados em um único saco transparente.
Essas medidas seguem padrões internacionais adotados pelo Brasil e por outros países signatários da Convenção de Chicago, auditados pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
Principais orientações para passageiros:
- Todos os líquidos devem estar em frascos com capacidade máxima de 100 ml cada;
- Frascos maiores, mesmo parcialmente cheios, não podem ser transportados na bagagem de mão;
- Todos os frascos devem caber em uma única embalagem plástica transparente tipo ziplock de 20x20cm, com capacidade máxima de 1 litro por passageiro;
- Essa embalagem deve ser apresentada separadamente na inspeção de embarque;
- Caso os líquidos não estejam em conformidade, será necessário despachá-los.
O objetivo dessas regras é garantir a segurança de passageiros e tripulação, evitando que armas, explosivos ou substâncias proibidas cheguem a áreas restritas ou a bordo das aeronaves.
Segurança reforçada em Guarulhos (SP)
O Aeroporto Internacional de Guarulhos recebeu equipamentos de última geração no Terminal 3, doados pelo governo dos Estados Unidos por meio da TSA, em parceria com a ANAC e a Secretaria de Aviação Civil. As equipes de segurança passam por treinamentos especializados, garantindo inspeções ainda mais eficientes.
Fonte: Gov.br







